Os salgadinhos são muito versáteis em festas, agradando todo tipo de público, desde adultos até crianças. Além de serem fáceis de comer, possuem uma enorme variedade de receitas. Diversos tipos de eventos podem usufruir dos salgados, como festas infantis, aniversários, eventos empresariais, bodas e até casamento.
Devido a sua variedade, dos mais tradicionais até os mais sofisticados, os salgados complementam e muito qualquer tipo de cardápio. Entre os mais apreciados, estão: a coxinha, mini quibe, risole, bolinha de queijo, empadinha, entre outros.
É indicado servir, no mínimo, cinco variedades de sabores. Não existe uma fórmula exata para calcular a quantidade de salgados para festas, pois dependerá da quantidade de pessoas esperadas, ocasião, horário e os demais pratos que serão servidos. Mas para ter um parâmetro, algumas dicas podem ser seguidas.
Como comentamos acima, para calcular a quantidade ideal de salgados, devemos levar em consideração outros fatores. O tempo de duração da festa é importantíssimo! Em uma festa animada, com duração aproximada de cinco horas, é esperado que os convidados comam e bebam muito. O horário em que a festa irá começar também deve ser levado em consideração.
Caso você queira fazer um jantar ou almoço antes no início da festa, os salgadinhos podem ser ideais para serem servidos durante estes eventos. Você também pode oferecer salgados maiores no prato principal. Caso a festa ocorra durante a semana, é provável que o número de adultos seja menor devido a atividades comercias e o trabalho. Esse fator também deverá ser levado em consideração. A seguir, veja a variedade e quantidade que podem ser servidos em uma festa:
Variedade
Qual a quantidade de salgados por pessoa que devo considerar na minha festa?
Como calcular a quantidade de bolo na minha festa ou evento?
O casamento é uma festa com diversos detalhes e protocolos que devem ser seguidos, planejado com muita antecedência pelos noivos para que tudo saia como o esperado. Um evento desse porte, caso não seja pensado todos os detalhes, pode gerar problemas que irão resultar em muita dor de cabeça. Geralmente, a noiva é quem decide todos os detalhes da festa. Além dos doces e salgados, deve-se pensar na quantidade de bebidas e também no serviço prestado, como garçons e copeiros. Para se ter uma base da quantidade de comidas, bebidas e serviços, veja as dicas a seguir:
Os eventos corporativos são grandes aliados das empresas em diversos aspectos. Quando bem organizado, essa estratégia de marketing direcionada pode trazer muitos benefícios. Durante o evento, o coffee break é um dos momentos mais aguardados, permitindo que os participantes descansem um pouco a cabeça e comam deliciosos salgados.
As bebidas podem ser disponibilizadas durante todo o período do evento para que seja incentivado o consumo de líquidos. Bebidas como água, sucos leves, chás gelados naturais e café são ótimas opções. Se o evento tiver uma noite de coquetéis, aproveite para fazer drinks leves que usem frutas e sucos em sua composição 🙂
Os salgados são ótimas opções nesse tipo de evento, geralmente os intervalos são curtos e as pessoas precisam de praticidade. Buffets elaborados não são recomendados em eventos corporativos devido ao tempo que leva para o participante se servir e comer, além das mesas e serviços que são necessários para acomodar os participantes. Petit fours, como folhadinhos e amanteigados também são ótimas opções.
Apesar de não ser um grande evento, como casamento e evento corporativo, as festas infantis também devem ser bem planejadas. Para seu filho, será um momento que ficará guardado em sua memória, portanto não devemos ser imprudentes na organização. Em festas infantis, a escolha por salgados é a opção mais acertada. As crianças estarão mais preocupadas em brincar e correr com os amigos do que sentar em uma mesa para comer um buffet.
Os salgados mais preferidos entre as crianças são os tradicionais, nada muito elaborado. Entres os mais queridos nas festas, estão: as coxinhas, quibes, bolinhas de queijo, empadinhas, risoles, esfirras, entre outros. É importante colocar opções que não tenham leite na composição, pois algum convidado pode ter intolerância à lactose. O tamanho também é outro ponto importante, devendo dar preferência aos mini salgadinhos, assim você evitará desperdícios.
O cardápio de salgados para a festa infantil não deve contar apenas com salgados fritos, mas também os assados. Na hora da escolha, componha a lista com as duas opções, pois assim é possível ter um equilíbrio melhor. Os salgadinhos ainda devem ter recheios diferentes, assim dá para variar nos sabores e agradar a todos os paladares.
As festas infantis que ocorrem no horário do almoço demandam mais salgados. Já as festas que ocorrem durante a tarde, a quantidade é um pouco menor, pois nesse horário a alimentação costuma ser mais leve. Caso opte por fazer a festa no horário do almoço, então você deverá aumentar quatro salgados por pessoa.
Como visto anteriormente, deve-se fazer um cálculo de salgados por pessoa. Porém, em festas infantis, o cálculo é feito um pouco diferente. Após fazer a lista de convidados, separe-os em crianças e adultos e considere que duas crianças equivalem a um adulto. Após ter calculado e planejado tudo, você deverá escolher as variedades dos salgados, para isso, uma dica importante é sempre pedir mais coxinhas, pois são as mais consumidas.
A Salgaderia Tatuapé possui os produtos mais fresquinhos de toda a região. São feitos com muito amor e dedicação, sempre são deliciosos e muito saborosos. Entre em contato conosco. Voce vai se surpreender com nossa qualidade de atendimento